Entrar

Recuperar senha

Dicas

3 curiosidades sobre a cor azul que você vai gostar de saber


Camisas sob medida azuis

 

Você sabia que a cor azul é a queridinha da grande maioria das pessoas?

Você sabe quantos tons de azul já foram catalogados?

Por que será que a maioria das pessoas relaciona a cor azul a sentimentos como  simpatia, harmonia, a amizade e confiança que são, na verdade, incolores? Será que as pessoas simplesmente transportam suas cores prediletas às melhores qualidades?

1-Não existe quase ninguém que não goste de azul. O motivo pode ser melhor entendido quando estudamos A psicologia das cores. Sempre que falamos da cor azul, os sentimentos mais associados são: simpatia, harmonia, a amizade e confiança. Esses são os bons sentimentos, aqueles que só se comprovam em longo prazo, florescendo em geral, com o passar do tempo e tendo sempre como base a reciprocidade.

2-É que quando associamos sentimentos a cores, pensamos em contextos muito mais amplos. O azul é o céu – portanto azul é também a cor do divino, a cor eterna.

A experiência constantemente vivida fez com que o azul fosse a cor que pertence a todos, a cor que queremos que permaneça sempre imutável para todos, algo que deve durar para sempre.

O ser-humano sempre relacionou a cor azul como símbolos elevados.

Um exemplo disso é a expressão em inglês, true blue que significa “fidelidade inquestionável”.

Outro exemplo interessante é a faixa azul, que fica ao lado do acorde cromático referente ao mérito – mas antes do ouro; portanto mais importante do que a recompensa é a honra. Representantes de muitas nações, a rainha da Inglaterra, o rei da Suécia, o presidente alemão – todos eles usam, em grandes ocasiões, seu distintivo máximo: uma larga faixa azul-celeste. Ela é feita de seda chamalote e cruza o peito desde o ombro até a cintura. E assim, a “faixa azul”, em inglês blue ribbon converteu-se em marca que permite reconhecer as grandes realizações.

3- E por último, mas muito curioso, todas as pessoas entrevistadas, mesmo as que não tinham a cor azul como a cor preferida, entendiam a cor azul como a mais correta. Intrigante, não?

Por isso não pense que você acaba sempre escolhendo uma camisa azul à toa. Existe muita história e contexto em tudo isso. Esse foi só um trechinho das curiosidades que separamos.

Ah, e respondendo a pergunta que fizemos lá no comecinho do post, são 111 tons de azul que foram catalogados e cada um deles tem um nome específico!

Quem achou legal saber um pouco mais da historia do azul e tiver mais interesse nela ou em outras cores é só comentar aqui!

Esperamos que tenham gostado!

Até logo!

Homens Elegantes

Homens Elegantes

Camisas azul marinho e azul clara são perfeitas para homens elegantes. Elas representam refinamento, sofisticação e […] LEIA MAIS

Camisaria DeMoro | Rua 7 de abril 235 sala 206 – República, São Paulo – SP. CEP 01043-000 | CNPJ: 13.351.088/0001-38

ícone do whatsapp